XTerra Estrada Real – Confira tudo o que rolou em Tiradentes

0

Aconteceu no último final de semana, o XTerra Estrada Real, principal etapa do XTerra Brazil, na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. O evento foi marcado pela chuva e também pelos recordes de inscrições, com aproximadamente 4.500 atletas, nas oito modalidades de competição.

A categoria Endurance (50 km), contou com 250 trailrunners, se tornando uma das maiores da historia do evento aqui no país. A buzina de largada, tradicional nessa prova, foi substituída por tiros de fuzil do militar, animando ainda mais o público e competidores.

Foto: Divulgação

Já no primeiro dia de competições, Rosália Camargo faturou o Endurance 50k e, com mais essa conquista, chega a 13ª  vitória no XTerra, completaram o pódio as atletas da Go On Outdoor Team: Lucia Magalhães e Claudia Nogueira. Além disso, com o resultado, Rosália garantiu o título do ranking anual.

No Duathlon, a vitória ficou com a mineira Isabella Ribeiro, que segue travando duelo particular com a paulista Sabrina Gobbo, segunda colocada, que chegou a meta menos de um minuto depois da primeira colocada.

Foto: Divulgação

Já na categoria masculina, nada de favoritismo confirmado. Gleiciomar dos Santos, campeão do ranking no ano passado, conseguiu superar um período afastado das competições e garantiu a primeira vitória no XTerra Endurance. Mas, mesmo com o triunfo, o vencedor do ranking de 2017 é Márcio Souza, o Marcinho, que ficou na quarta colocação no XTerra Estrada Real e, somado ao abandono de Tales Camargo, garantiu o título geral. Completaram os pódio os atletas Cesar Picinin (segundo colocado) e Marconi André, ambos da Go On Outdoor Team.

Márcio Souza que foi campeão do circuito Endurance em 2015, após passar o último ano praticamente afastado das corridas, retorna triunfante ao XTERRA: “Retornar ao XTERRA e me tornar campeão aqui em Tiradentes foi muito especial, não foi minha melhor corrida do ano, mérito dos outros corredores que tiveram uma ótima performance, mas saio muito contente com o resultado e o título antecipado.”

O Duathlon masculino também teve um vencedor inédito no XTerra Estrada Real. Sérgio Henrique conseguiu desbancar os favoritos Marcelo Sebastião e Diogo Malagon e garantiu o lugar mais alto do pódio.

“O Marcello Sebastião estava bem à frente, mas ele cometeu um erro no circuito da bike e abriu uma brecha para os outros. Eu aproveitei melhor, apesar da dificuldade com a chuva, e ganhei. Não esperava vencer e, principalmente, não esperava o equívoco do Marcello”, declarou Sérgio Henrique.

MTB Cup Sport, Cup Pro e Enduro

Foto: Divulgação

No segundo dia do XTERRA Estrada Real, chegou o momento dos mountain bikers brilharem e mostrarem seus talentos. No MTB Cup Sport (36,2km), os grandes vencedores foram Eduardo de Resende e Camila de Oliveira. Mas o grande destaque aconteceu na Cup Pro (42,4km), em que os irmãos Carlos Alberto Olimpo e Karen Olimpio dominaram a prova por completo. Os atletas, que são locais de Tiradentes, comentaram sobre o empenho na competição.

“Conheço bem o percurso, a estrada, o tipo de solo e isso me dá uma vantagem, claro. Mas os treinamentos são diários e muito duros, então é o que me deixa mais competitivo a cada dia”, garantiu Carlos Alberto, enquanto sua irmã Karen, fez referência ao momento família. “Foi especial, a mãe na Short Trail Run por diversão, a outra irmã (Kelly) em terceiro no Duathlon, o pai venceu na faixa etária dele no MTB e essa dobradinha dos irmãos para encerrar. Foi um evento sensacional para todos nós”, disse.

No Enduro, os atletas foram muito exigidos, já que enfrentaram dois climas em solos diferentes. No sábado, a chuva, a temperatura baixa e os ventos cortantes.

Foto: Divulgação

No domingo, o sol escaldante. Mesmo com todas as adversidades, Leonardo Mattioli conquistou sua segunda etapa seguida. Entre as mulheres, a vitória foi de Patrícia Loureiro, ao superar Lucy Onodera e Suelen Couto.

Para conferir a classificação completa do XTerra Estrada Real, clique aqui.

Fotos por Thiago Lemos e Bruno Meneghitti, via divulgação XTERRA.

Compartilhe.

About Author

Vinicius Reche

Tinha o sonho de ser jogador de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes, tem como principal desejo, viajar por todo mundo para curtir lugares novos, e experiências únicas. Atualmente, cursa o último ano de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

Leave A Reply

1 2 3 4 5