Peneda-Gerês Trail Adventure: uma corrida para desvendar Portugal

0

Já se imaginou correndo por vários dias em uma prova cheia de história, com paisagens lindas, com comida de primeira e abundante, extremo conforto, hospedagens em hotel de alto padrão e com uma hospitalidade única? Pois bem, assim é a Peneda-Gerês Trail Adventure em Portugal, corrida organizada por Carlos Sá Nature Events, encabeçada pelo ultra runner lusitano e multicampeão Carlos Sá.

Sistelo é uma das belas paisagens da PGTA – Foto: Tripzone

Sá pegou toda sua experiência internacional de atleta de trailrun e colocou um pouco de amor e dedicação e criou esse evento que não é somente uma prova de corrida, mas uma experiência única onde os participantes vivenciam momentos especiais convivendo uns com os outros e meio ao Parque Nacional Peneda-Gerês no norte de Portugal.

A prova consiste em uma competição por etapas, passando por localidades do Parque Nacional Peneda-Gerês, emblemáticas da região, numa aventura que proporciona aos corredores, não só o contato com um cenário natural de extrema beleza, com rica fauna e flora, bem como, com o hospitaleiro povo português, que expressa as suas tradições e o seu património cultural e gastronômico, de valor inestimável e tem se tornado um importante veículo de promoção desta bela e pouco explorada região de Portugal.

Carlos Sá (à direita) recepciona os participantes na linha de chegada – Foto: Tripzone

A competição, que em abril de 2017 chegou a sua 4ª edição, contou com 142 atletas de 22 nacionalidades e atraiu um grande número de atletas brasileiros de todo o país (66 ao todo) que optaram por disputar a prova em 7 dias e 7 etapas, nas distâncias de 220 km (PGTA) ou 115 km (starter/trekking) ou em 4 dias e 4 etapas – 125 km ou 70 km, também na versão starter/trekking.

Paisagens cinematográficas fazem parte da PGTA – Foto: Divulgação

A Peneda-Gerês Trail Adventure além de ser um evento esportivo também é um importante programa turístico, onde os acompanhantes dos atletas são entretidos por um roteiro especial para eles ao longo dos dias de competição. O programa de acompanhantes elaborado pela equipe de Carlos Sá atrai um número grande de cônjuges, filhos e pais que se inserem no contexto da corrida e dão um apoio extra aos atletas e se divertem em meio à competição, vivenciando o clima desportivo e aproveitando para conhecer o Parque Nacional da Peneda-Geres, vinícolas, castelos e interagir com os aldeões dos vilarejos visitados, fazendo com que os dias da competição ganhem uma atmosfera familiar, não encontrada na maioria das competições desta natureza.

A prova teve início no dia 8 de abril com um percurso noturno de 15km. Passando, nos dias seguintes, para etapas de distâncias mais longas: 42km no segundo e 38km no terceiro. Estas etapas passaram por lugares icônicos como Arcos de Valdez e Sistelo.

Largada da 2ª Etapa – Foto: Thiago Lemos/divulgação

Já no quarto dia de provas, 11 de abril, foi a última oportunidade para os corredores que estavam competindo na PGTA 4 dias. Restavam apenas 29 km para os atletas chegarem ao Castelo de Lindoso, ponto final da competição e neste dia a Peneda-Gerês Trail Adventure conheceu seus primeiros campeões.

Confira como ficou o pódio nas duas categorias:

PGTA 4 Dia

Top 3 Masculino                                                               Top 3 Feminino

  1. Juan Fuego Martinez (11:46:21) – Espanha                    1. Sonia Valero (13:47:00) – Espanha
  2. Adrian Gimenez (13:29:20) – Espanha                            2. Goreti Silva (15:08:35) – Portugal
  3. Hugo Lima (13:34:26) –  Portugal                                    3. Eva Madrid (15:38:39) – Espanha

PGTA 4 Dias Starter

 Top 3 Masculino                                                               Top 3 Feminino

  1. Sandro Votta (08:05:54) – Suíça                                     MajaAleksic (10:20:38) – Suíça
  2. Alex Miranda (08:36:13) – Luxemburgo                          Laura Pinto (10:40:54) – Brasil
  3. Jorge Soares (09:39:28) – Brasil                                     Svenja Kernstock (10:46:35) – Alemanha

A competição continuou para os participantes da PGTA de 7 dias, passando no quinto dia por Pitões das Júnias, antiga aldeia, considerada a mais alta de todo Portugal, localizada a 1.100m de altitude, em uma etapa que levou os atletas a correrem 25km até Montalegre, onde todos eram recepcionados na linha de chegada pelo Castelo de Montalegre. O sexto dia (previsto para 34km) teve início na Ponte da Mizarela, antiga ponte da época do império romano, levando os competidores até a vila do Gerês.

Largada na Ponte da Mizarela – Foto: Thiago Lemos/Divulgação

A derradeira etapa da Peneda-Gerês Trail Adventure (14 de abril), teve início na vila termal do Gerês. Faltavam apenas 25km para o desfecho da prova. No PGTA 7 dias starter, categoria exclusiva das mulheres, a vitória ficou com a americana Catharina Hamilton. No PGTA 7 dias, a vitória ficou com o anfitrião Amândio Antunes, que repete o feito de 2015, mesmo com a concorrência do brasileiro Cesar Picinin, da Go On Outdoor Team, e do espanhol Santiago Obaya. No feminino, a vitória foi da brasileira, também da equipe Go On Outdoor, Claudia (Cal) Nogueira, que liderou a prova de ponta a ponta.

“Amo o que me faz viver e cheia de vida eu me senti percorrendo os caminhos do Parque Nacional de Peneda-Gerês. Essa prova foi especial , pois reuniu atletas de várias nacionalidades, que no final formavam uma grande família. Cada km foi uma conquista a ser comemorada. Cada etapa um grande aprendizado! Assim não faltou inspiração, vontade de correr, alegria em estar ali, acreditando e lutando pelo lugar mais alto do pódio!” – declarou Cal Nogueira ao recordar da sua experiência na PGTA.

Cal Nogueira (ao centro) na largada da 4ª Etapa – Foto: Tripzone

Confira como ficou o pódio nas duas categorias:

PGTA 7 Dias

                Top 3 Masculino                                                             Top 3 Feminino

  1. Amândio Antunes (18:35:07) – Portugal                             1. Cal Nogueira (26:24:13) – Brasil
  2. Cesar Picinin (18:54:27) – Brasil                                         2. Elizabeth Wiggins (28:10:24) – Inglaterra
  3. Santiago Fernandez (19:08:36) – Espanha                         3. Monika Rauova (29:26:55) – Eslováquia

PGTA 7 Dias Starter

Top 3 Feminino

  1. Catharina Hamilton (21:33:27) – EUA
  2. Kishi Keiko (22:27:13) – Japão
  3. Karin Gemeren (23:03:35) – Holanda

Cesar Picinin e Cal Nogueira representaram o Brasil no pódio – Foto: Tripzone

A edição 2017 foi um sucesso e deixou os participantes extremamente satisfeitos, tanto no aspecto esportivo, já que a prova contou como etapa classificatória para o Ultra-Trail du Mont Blanc – UTMB, depositando 4 pontos ITRA para os finishers, como em relação a experiência vivida nesta bela localidade portuguesa.

Ao final das etapas cerveja para relaxar – Foto: Tripzone

Com um valor atrativo, oferecendo uma grande infraestrutura, isso sem contar o carinho que Carlos Sá e seus staff transmitem a todos, a prova tem atraído um grande número de brasileiros, inclusive os que já participaram das primeiras edições e que colocam a Peneda-Gerês Trail Adventure no seu calendário anual, como é o caso do mineiro Valmir Lana Jr., diretor do portal e time de trailrun Go On Outdoor:

“Estar no Parque Nacional Peneda Gerês é um privilégio, correr um evento em meio a suas montanhas é um sonho, fazer tudo isso dentro de um evento sob os cuidados de Carlos Sá é uma oportunidade única na vida!

Participei do Peneda Gerês Trail Adventure em 2016 e 2017 e 2018 estarei novamente com toda certeza, em 2016 tive a oportunidade de vencer os 8 dias starter (165km) e 2017 participei da prova longa (7 dias – 220km), foi mágico, a estrutura do evento proporcionada com hotéis de primeira, alimentação, transporte, tudo isso incluído na inscrição faz com que você se desligue do mundo real e viva o trail em sua essência! Conhecer novas pessoas, culturas e ainda pode correr e se deliciar com os vinhos e culinárias locais! “

Valmir Lana Jr. (esquerda) e Junior Lamounier na PGTA – Foto: Tripzone

A  edição 2018 da Peneda-Gerês Trail Adventure já está confirmada e com inscrições abertas, com algumas mudanças para a 5ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 12 a 18 de Maio. Será possível correr 200 km ou, em alternativa, apenas 120 km na categoria Starter, ao longo de 7 dias de prova. Já o PGTA 4 dias será de 12 a 15 de maio, em percursos de 125 km ou, em alternativa, apenas 75 km na categoria Starter. Havendo ainda a opção de uma etapa extra, que é o PGTA Solidário, realizado no dia 19 de maio, em uma distância de 25 km.

O primeiro lote de inscrições vai até o dia 1º de setembro, com valores de 850€ para a prova de 7 dias e 500€ para a de 5 dias, incluídos nos pacote traslados à partir do aeroporto no início e final da corrida e entre todas as etapas, hospedagens em hotéis de alto padrão, com café da manhã, jantar e lanche ao final de  cada etapa, o kit da corrida que vem sempre recheado e muita diversão ao longo dos dias do evento. Para maiores informações e inscrições sobre o Peneda-Gerês Trail Adventure acesse o site da Carlos Sá Nature Adventures, clicando aqui.

O Peneda-Gerês Trail Adventure foi organizado pela Carlos Sá NatureEvents e contou com o apoio dos Municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca, Montalegre e Terras de Bouro e com a autorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). O evento, integrado no projeto Peneda-Gerês Ultra Trail, cofinanciado pelo NORTE 2020, através do FEDER, contou também com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Peneda-Gerês Trail Adventure 2017

English-language version of a 20-minute film about the Peneda-Gerês Trail Adventure 2017, with English subtitlesEN – Peneda-Gerês Trail Adventure 2017 broadcast by Portuguese national television.For those of you who didn't have the opportunity to watch it live on TV , here's the 20-minute film that was broadcast on television. Registration for 2018's edition is already under way and places are going fast, we are working hard to make next year's adventure even more challenging. For further information and registrations:http://carlossanatureevents.com/evento.aspx?idEvento=PGTA

Posted by Peneda-Gerês Trail Adventure on Saturday, June 17, 2017

Colaborou: Vinicius Reche

Compartilhe.

About Author

Marcos Paulo Ferreira

MP nasceu em Santo André/SP, onde vive atualmente e dedica seu tempo treinando para corridas de montanha e rua e planejando roteiros de viagem. Sempre atento as novidades em equipamentos e buscando desafios cada dia maiores.

Leave A Reply

1 2 3 4 5