Parque Ibirapuera: um óasis em meio ao caos paulistano

0

São Paulo é uma cidade gigantesca e muito agitada, que nunca para, por diversas vezes não encontramos um lugar onde relaxar, mas o famoso Parque Ibirapuera é um ótimo local para esquecer do agito da metrópole, um oásis em meio ao caos paulistano. Lá, podemos aproveitar muito mais do que podemos imaginar e vamos mostrar alguma das atividades que podem ser realizadas no local.

O Parque Ibirapuera atrai os paulistanos e turistas do mundo inteiro, sendo um dos pontos turísticos mais visitados e conhecidos de São Paulo.

O Parque Ibirapuera:

Foto: Site Parque IbirapueraSempre há o que fazer por lá e seu horário estendido foi feito especialmente para os que levam uma vida agitada em meio à metrópole, mas não abrem mão de seus momentos de lazer e descontração. Conta, ainda, com um restaurante, três lanchonetes, áreas de estar, parque infantil, uma fonte multimídia e atividades o dia inteiro e todos os dias.

Foto: André Nunez

Inaugurado em 1954, durante a comemoração de 400 anos da cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera é o parque mais visitado e mais conhecido da cidade, como também uma das mais importantes áreas de cultura e lazer para o paulistano.

Idealizado por Oscar Niemeyer, o local segue o estilo de grandes parques mundiais, como o Central Park, em Nova Iorque, EUA.

Central Park, Nova Iorque (EUA

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera consegue atrair todo o tipo de público, como os esportistas, que aproveitam as quadras, campos de futebol, aparelhos de ginástica, ciclovia e pista de corrida, onde diversas assessorias esportivas ministram seus treinos. Para quem quer ter um momento de tranquilidade, em meio a natureza, o Ibirapuera possui 494 espécies vegetais. Mas se está afim de fazer um passeio cultural, diversas atrações são encontradas. Abaixo, alguma delas.

Oca

Foto: André Nunez

Inaugurada em 1954, ano do quarto centenário da capital paulista e projetado por Oscar Niemeyer, a Oca é um local que impressiona por dentro e por fora. Diversas atrações acontecem no local, e no momento, a exposição tem como tema “Modos de ver o Brasil”.

A exposição terá 750 obras de artistas selecionadas num acervo de mais de 15 mil obras pertencentes ao Instituto Itaú Cultural.

O valor da entrada depende de cada exposição.

Museu da Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna que funciona desde 1948 não é muito grande, mas vale a pena conhecer as exposições. Hoje são duas que estão em cartaz. Com as temáticas o “ O impressionismo no Brasil”, até 27 de agosto, e “Cidade da língua”, que vai até 3 de setembro.

Pavilhão da Bienal

Foto: André Nunez

O prédio projetado por Oscar Niemeyer, sempre recebe grandes eventos, como as Bienais do Livro, e de Arte de São Paulo, além de sediar o São Paulo Fashion Week. A agenda é sempre muito legal e possui várias exposições itinerantes ao longo do ano.

Clique aqui para saber de toda a agenda de atrações do pavilhão.

Planetário do Ibirapuera

Inaugurado em 1957, o planetário é um dos espaços mais legais do Parque Ibirapuera.  Depois de algumas reformas, o espaço ganhou o “StarMaster”, projetor fabricado pela Carl Zeiss, fabricante de lentes e material óptico. Com ele, é possível projetar o céu visto de qualquer ponto do conhecido do universo.

O público pode ver o céu, por exemplo, a partir de Marte ou qualquer outro planeta. O planetário também conta com projetores periféricos, que podem trazer para São Paulo, imagens captadas pelo telescópio Hubble e pelos satélites da Nasa. Além disso, com um sistema de projeção, composto por fibra óptica, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilhos reais.

Auditório Ibirapuera

Foto: André Nunez

O auditório é mais um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Em 2011, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo escolheu o Itaú Cultural para ser o novo gestor do espaço.

Com 7 mil m² de área construída e 4.870 m² de área projetada, o Auditório nasceu com a vocação para apresentar espetáculos musicais, além de ceder espaço para o desenvolvimento de novos talentos e promover o encontro entre culturas e expressões musicais diferentes, no âmbito nacional e internacional.

Foto: André Nunez

Apresentam-se no palco do Auditório representantes das mais diversas vertentes da música, e não raras vezes o erudito se encontra com o popular. Em sua gestão, o Itaú Cultural planeja, ainda, ampliar sua atuação para outras artes: dança, teatro e cinema, sempre associadas à música, em programação que atraia novos espectadores.

Museu Afro-Brasil

No Parque ainda é possível conhecer o Museu Afro-Brasil, que destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro Brasileira.  Atualmente o museu está com as exposições – “Barroco Ardente e Sincrético – Luso – Afro- Brasileiro”, que acontece entre 03 de agosto e 03 de dezembro. Outra exposição em cartaz é  “Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”,  ficará amostra entre março e novembro.

Foto: André Nunez

O Parque Ibirapuera apresenta diversas atrações para todos os gostos. É possível pegar um dia gostoso e ficar a tarde toda fazendo piquenique ou andando de bike, que podem ser alugadas no próprio parque.

Mas o mais legal, é que dentro do parque podemos ter a dimensão de que podemos ver um pouquinho da cultura paulistana sem precisar gastar tanto e apenas em um lugar. São Paulo é uma cidade cara e deixamos de sair diversas vezes por falta de grana, mas o Ibira é uma excelente alternativa para qualquer tipo de passeio. Vale a pena conferir!!

Foto: André Nunez

Comemoração 63 anos Ibirapuera

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio ambienta, junto com a empresa Elo, “devolve” aos paulistanos um dos principais cartões postais cidade – A fonte do Lago do Parque Ibirapuera. Ela foi totalmente revitalizada após passar aproximadamente um ano desativada por problemas técnicos.

A reinauguração aconteceu na última segunda-feira, 21 de agosto de 2017, data em que o Parque completou 63 anos. Para comemorar o feito, houve uma apresentação com o maestro João Carlos Martins, com participação do tenor Jean William.

O espetáculo inaugural será reapresentado até o final de agosto, às 20h30 e 21h, mas sem a presença do maestro.

Após esse período, ele será exibido também das 20h30 e 21h, até o Natal, quando haverá uma nova programação. No aniversário da cidade, dia 25 de janeiro, a programação sofrerá nova alteração. Fora as datas comemorativas, a fonte terá projeção de luz em sincronia com a movimentação de jatos d´água e som. O acordo é válido por três anos.

Durante a semana, a fonte estará ligada das 9h às 12h e das 18h às 21h, beneficiada com a nova iluminação. Aos sábados e domingos, a fonte estará ligada das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Pista Nike

A Nike inaugurou no último domingo, 20 de agosto de 2017, a sinalização das pistas de corrida do parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo. Foram marcados três trajetos. O percurso de 1,5 km com uma tinta verde, o de 3km, dando a volta pelo lago, de laranja, e um outro de 6km, segundo a empresa esportiva.

Foto: Nike/Divulgação

Para a inauguração das pistas, foram chamados alguns atletas como a paraolímpica Verônica Hipólito, o canoísta paraolímpico Fernando Fernandes, a triatleta Fernanda Keller e o campeão olímpico do salto com varas, Thiago Braz. A Nike também revitalizou um campo de futebol do parque.

Foto: Nike/Divulgação

São dois anos de contrato de colaboração inicialmente, podendo ser prorrogado por mais um ano. A Nike do Brasil se propôs a desenvolver no parque atividades esportivas abertas para a população.

Acesso ao Parque Ibirapuera

Para quem quiser ir ao Ibirapuera usando o Metrô, as estações mais próximas são Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, que funcionam de segunda a domingo das 6h às 0h.

Quem optar por ir com seu veículo, as entradas são nos portões 3 e 7A. Vale lembrar que o estacionamento funciona por meio da Zona Azul, ou seja, ele é rotativo, não podendo parar o veículo no mesmo local durante a tarde inteira.

No Parque a Zona Azul funciona de maneira diferente, 1 bilhete de 1 hora é válido por 2 horas. Dois cartões de 1 hora, valem por 4 horas. O funcionamento de dia de semana é das 10h até às 20h. Sábados, Domingos e feriados das 8h às 18h.

E quem quiser ir de ônibus, clicando aqui, você vê a lista completa de opções até a chegada no Parque.

Para os pedestres, as entradas são pelos portões 2, 3, 4, 6, 7A e 10.

O horário de funcionamento do Parque Ibirapuera é diário, das 5h até 0h.

Compartilhe.

About Author

Vinicius Reche

Tinha o sonho de ser jogador de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes, tem como principal desejo, viajar por todo mundo para curtir lugares novos, e experiências únicas. Atualmente, cursa o último ano de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

Leave A Reply

1 2 3 4 5