Confira nove destinos onde é possível viajar só com o RG

0

Para você que deseja fazer a sua trip para vários destinos, mas acha que é muito trabalhosa toda a parte de documentação, ter que tirar passaporte, o visto e tudo mais, saiba que é possível viajar apenas com o seu RG. Desde 2008, os viajantes dos países que formam o Mercosul, pode apresentar apenas a sua identidade nas viagens que envolvem os locais que formam o bloco.

A decisão do CMC – Conselho do Mercado Comum, órgão decisório do Mercosul, tem como objetivo facilitar o trânsito de cidadãos para aprofundar a integração regional. Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil são os países fundadores do bloco e Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela integram como associados.

Quando for a um desses destinos, é obrigatório que os documentos tenham fotografia atual e, caso gerem dúvidas, pode ser solicitado outro tipo de documento de identificação. Também com foto.

Abaixo, confira os países em que você pode viajar apenas com a sua identificação.

ARGENTINA

Um dos destinos favoritos dos brasileiros, a Argentina permite a entrada de cidadãos brasileiros portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

BOLÍVIA

As autoridades exigem o passaporte ou o documento de identidade emitido pelos órgãos de registros estaduais e com validade menor que 10 anos. CNHs ou carteiras emitidas por entidade de classe não são aceitas. Menores de idade que tiverem desacompanhados necessitam portar autorização legalizada. Ao entrar no país, agentes migratórios podem exigir apresentação de cartão de vacina contra febre amarela.

CHILE

Os documentos que permitem cidadãos brasileiros a ingressar no Chile são passaporte ou cédula de identidade civil. Ao turista poderá ser, ainda, solicitado provar que tem meios suficientes para custear sua estada no Chile e que possui passagem de retorno.

COLÔMBIA

A Colômbia permite a entrada de cidadãos brasileiros portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

EQUADOR

O Equador permite a entrada de cidadãos brasileiros portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

Paraguai

O Paraguai permite a entrada de cidadãos brasileiros portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

PERU

Para entrar no país é preciso portar documento de viagem válido e que esteja em boas condições.  É necessário o passaporte, ou cédula de identidade visual. Não são aceitos certidão de nascimento, mesmo que seja um recém-nascido ou menor de idade, carteira de motorista, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados.

URUGUAI

O Uruguai permite a entrada de cidadãos brasileiros portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

VENEZUELA

A Venezuela permite a entrada de cidadãos brasileiros portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

Acordo MERCOSUL

A exigência de RG emitido há menos de dez anos não conta no Acordo do MERCOSUL. É necessário, no entanto, que o documento esteja em bom estado de conservação e com foto que permita identificar claramente o titular.

 

 

Compartilhe.

About Author

Vinicius Reche

Tinha o sonho de ser jogador de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes, tem como principal desejo, viajar por todo mundo para curtir lugares novos, e experiências únicas. Atualmente, cursa o último ano de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

Leave A Reply

1 2 3 4 5