Quebrando tabus – Primeira mulher a competir na Maratona de Boston volta 50 anos depois

0

Kathrine Swittzer entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a participar oficialmente da Maratona de Boston, em 1967. Na última segunda-feira (17), portanto, 50 anos após a disputar a corrida, a norte americana voltou para a linha de partida, usando o número 261, o mesmo utilizado na ocasião. Ela completou a prova em 4 horas, 44 minutos e 31 segundos.

Na oportunidade, a então estudante de jornalismo da Universidade de Syracus, de apenas 20 anos, estampou capas de jornais e revistas. A norte americana sofreu tentativa de expulsão do diretor da prova, Jock Semple, mas seu namorado a protegeu, empurrando o dirigente, permitindo que Kathrine terminasse a marotona em 4 horas e 20 minutos.

Foto: Paul Connell/The Boston Globe/ Getty Images

As mulheres só começaram a disputar a Maratona de Boston oficialmente em 1972.

Hoje, com 70 anos, Kathrine já disputou 39 maratonas, tendo vencido a de Nova Iorque em 1974. Foi a primeira vez que ela participou da prova de Boston desde 1976.

A norte americana disse que sua intenção não era a de quebrar barreiras, já que  uma outra mulher, Roberta Bingay Gibb, havia completado a maratona um ano antes, mas sem vestir placa com o número.

O número 261 foi usado pela última vez na competição, uma vez que os organizadores decidiram aposentá-lo.

Maratona de Boston

Acontecendo desde 1897, a tradicional corrida de longa distancia acontece todo ano, sendo disputada em 42 km, entre as cidades de Hopkinton e Boston. Até 1968, A prova era disputada no dia 19 de abril, dia do patriota, nos EUA. Um ano depois, passou a ser disputada na terceira segunda-feira do mês de abril, data para o feriado foi transferido.

Confira o momento em que Kathrine finaliza a Maratona de Boston de 2017.

Kathrine Switzer finishing the 2017 Boston Marathon.

Posted by Boston Marathon on Monday, April 17, 2017

 

 

 

Compartilhe.

About Author

Vinicius Reche

Tinha o sonho de ser jogador de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes, tem como principal desejo, viajar por todo mundo para curtir lugares novos, e experiências únicas. Atualmente, cursa o último ano de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

Leave A Reply

1 2 3 4 5